quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Visita de Estudo ao Castelo de S. Jorge

No dia 25 de novembro fomos visitar o Castelo de S. Jorge, em Lisboa.
Quando chegámos ao castelo, fomos para a Praça das Armas, onde lanchámos e podemos ver a baixa de Lisboa e o rio Tejo.
Conhecemos a animadora Idália, que nos mostrou uns fatos que tinha feito e chamou alguns meninos para vesti-los.
Fomos para debaixo de uma espécie de telheiro, onde fizemos uma peça de teatro.
Antes da peça de teatro, a animadora Idália contou-nos a lenda das "Sete Colinas" de Lisboa e a lenda de um dragão que agarrava as princesas e as prendia no castelo.
Na peça de teatro aparecia: o bárbaro, que era o Shoyat; uma princesa moura, que era a Fatumata; um árabe, que era o Altemir.
Havia também um romano, que era o César, dois cavaleiros do rei D. Afonso Henriques, o William e o Ibraim, um lusitano, que era o Sandro, assim como o rei D. Afonso Henriques e a D. Mafalda, sua mulher, que eram o João Esteves e a Joana.
De seguida visitámos a por ta da traição e  andámos sobre a muralha, donde vimos a Baixa Pombalina.
Depois passámos por um arco que dava para uma praça com várias colunas e dois poços, onde a animadora Idália explicou que tinha sido naquele local que foi representado o "Monólogo do vaqueiro", de Gil Vicente, à corte.
A seguir visitámos a exposição permanente no Núcleo Museológico. À entrada estava um mapa de Lisboa antes do terramoto de 1755. Entrámos numa sala enorme com uns arcos e fazer de teto, onde vimos objetos como: jarras partidas, azulejos incompletos, tachos de barro, muitos pedaços de cerâmica colorida, etc.
Por fim regressámos à camioneta, que nos levou de volta à escola.
Eu adorei a visita de estudo, pois foi muito engraçado ver a peça de teatro, ouvir as lendas, andar sobre a muralha e ver os achados arqueológicos.

ADOREI!
Sofia Benedito





























Sem comentários: